4 cuidados essenciais com a saúde das mãos

8/04/2016 | Beleza

O mundo se rendeu ao trabalho com computadores e ao uso dos celulares. Esse hábito da vida moderna deixou as mãos das pessoas super em evidência. E, nada mais bonito do que mãos saudáveis com unhas bem cuidadas. Por isso, a Super Prática vai te dar várias dicas essenciais para cuidar da saúde e beleza das suas mãos.

Cuidado com as mãos por Samira Fajardo

 

1 – Alimentação

A saúde das mãos começa pela boca. Mantenha uma alimentação saudável e balanceada. Muitas das manchas e problemas nas unhas indicam falta de nutrientes e vitaminas ou mal funcionamento do organismo, como insuficiência renal ou hepática, problemas no coração e até pulmonares. A qualquer sinal nas unhas procure seu médico. É válido lembrar também que a melhor forma de hidratar a pele, não só das mãos, é ingerindo bastante água durante o dia.

2 – Secagem correta

Após o banho ou a lavagem seque muito bem as mãos e os pés. Passe a toalha por entre os dedos e seque também embaixo das unhas. Se você sofre com micoses tome cuidado para não esfregar a região afetada com a toalha, apenas a pressione contra a pele. Outra dica para secagem é utilizar o papel higiênico para absorver a umidade. Evite vestir luvas, meias e calçados logo após a lavagem até que a pele esteja completamente seca. Se quiser acelerar o processo use um secador na temperatura baixa ou média, nunca na temperatura alta, e não aproxime demais o aparelho da pele.

3 – Proteja as mãos

Sempre vista luvas ao utilizar produtos químicos como produtos de limpeza, cimento, cal, álcool, entre outros. Após o uso dos produtos lave as mãos com sabonete para retirar qualquer resíduo que tenha ficado depositado na pele. E, se quiser prevenir o ressecamento causado pelos produtos, após a lavagem, hidrate as mãos com óleo de amêndoas.

4 – Cuidados no corte

Não “tire o bife” ao cortar as unhas. A cutícula é um mecanismo de proteção importante contra infecções. Procure cortar as unhas no formato quadrado para evitar encravamentos. Utilize sempre materiais próprios ou que tenha certeza que foi devidamente esterilizado.

E você, o que faz para cuidar das suas mãos? Deixe sua dica nos comentários!