6 itens indispensáveis para o quarto do bebê

19/11/2016 | Decoração, Família, Organização e limpeza

Tão bom quanto imaginar o rostinho do seu bebê é começar a pensar nos preparativos para a sua chegada. Preparar o enxoval e pensar na decoração do quartinho é muito gostoso. Não há mamãe que não fique empolgada em criar um espaço tão especial para receber o seu bebê. A ideia principal neste momento é que você consiga transformar esse espaço em um ambiente seguro e aconchegante. O melhor de tudo é que você não precisa de grandes espaços para criar tudo isso e nem gastar horrores em itens que só vão entulhar o quartinho.

O post de hoje vai te ajudar a escolher 6 itens indispensáveis para compor esse doce cantinho da casa.

6-itens-indispensaveis-para-o-quarto-do-bebe

icone-brinquedo

1. Berço

Com toda certeza é um item indispensável, independentemente dos pais compartilharem a cama com seus filhos ou não. Lembre-se que existirão períodos em que apenas o bebê dormirá, e por questões de segurança, é melhor que o faça no seu berço, sem falar ainda que os bebês enquanto recém-nascidos podem dormir de 16 a 20 horas por dia.

A principal dica é escolher um berço que possua selo de segurança. Existe uma infinidade de modelos, desde os tradicionais, que podem ser futuramente adaptados para minicamas, até os desmontáveis, ideais para viagens. Lembre-se que os berços desmontáveis não são indicados como berço definitivos, pois podem não ser tão confortáveis. Se optar por este tipo de berço não deixe de adquirir colchonete ou colchão específico.

Quando o assunto é ganhar espaço no ambiente, procure encostar o berço nas paredes, assim você consegue aumentar a circulação. Você pode aproveitar essa dica também para os armários e cômodas.

Separamos algumas fotos para você ter ideia de como o design dos berços podem ser modernos.

bercos-modernos

icone-brinquedo

2. Cômoda ou armário?

Escolha entre um ou outro, pois você precisará guardar as roupinhas, toalhas, cobertores e demais itens para que não fiquem expostos à poeira do ambiente.

O armário pode ser a melhor opção se você tem um pouco mais de espaço, pois você conseguirá armazenar muito mais coisas nele do que em uma cômoda. Afinal, à medida que os bebês crescem os tamanhos das roupas também aumentam e você vai precisar, inevitavelmente, de um espaço maior para organizar tudo.

Se você optar pela cômoda, existem alguns modelos nos quais você pode utilizar a parte de cima como trocador ou ainda para colocar a banheira, caso opte por dar banho no bebê no próprio quarto.

No meu caso, eu preferi ter um armário (modelo de adulto, bem grande, pensando em não precisar trocá-lo por um bom tempo) e comprar uma banheira com suporte que possui também um trocador.

Capriche ainda mais na organização dos armários com portas transparentes.

icone-brinquedo

3. Poltrona (de amamentação)

Acredito que este seja o item que mais gera dúvidas nas mamães que estão começando a pensar em preparar o quartinho para os seus pequenos.

Os bebês recém-nascidos precisam de alimentação, seja ela natural ou artificial, em pouco intervalo de tempo, a cada três horas ou ainda por livre demanda. Em qualquer dos casos, você precisa estar confortável para alimentá-lo. Só quem já amamentou sentada em uma cama sabe como é desconfortável. Acredite: as dores nas costas serão inevitáveis. Portanto, a poltrona, seja ela específica de amamentação ou uma poltrona comum é um item indispensável, pois te ajudará a ficar mais confortável. Deixe perto também uma almofada comum ou aquelas próprias de amamentação para apoiar o seu bebê.

A vantagem em adquirir uma poltrona comum é que terminada a fase da amamentação você pode usá-la em outro ambiente da casa.

poltronas-amamentacao-quarto-bebe

icone-brinquedo

4. Cama auxiliar ou sofá-cama

Adquirir uma cama auxiliar ou ainda um sofá-cama é uma boa pedida se você tiver um pouco mais de espaço no quarto.

Eu já comentei com vocês que os recém-nascidos dormem bastante, mas na maioria das vezes não são horas ininterruptas de sono. Assim, você vai precisar atendê-los inúmeras vezes, tanto durante o dia quanto à noite. Nem sempre eles retornam a dormir logo após que acordam e às vezes nem você consegue dormir rapidamente, por isso a aquisição de itens como uma cama auxiliar ou um sofá-cama, que ocupa menos espaço, passam a ser essenciais.

Você ainda pode oferecê-los à quem vier te ajudar a cuidar do bebê.

cama-auxiliar-sofa-cama-quarto-de-bebe

icone-brinquedo

5. Prateleiras ou mesa de apoio

O segredo para você não se atrapalhar na hora de dar banho ou trocar as fraldas do seu filho é ter tudo sempre a mão. Deixe as fraldas, algodão, lenço umedecido e demais itens necessários em uma prateleira ou em uma mesa de apoio próxima ao trocador, ao alcance das mãos.

Caso tenha um pouco mais de espaço no quarto, não deixe de colocar uma mesinha de apoio ao lado da poltrona que você utilizará para amamentar. Acredite, é muito útil. Você poderá apoiar as mamadeiras, paninhos de boca, chupetas e estará tudo ao seu alcance.

Eu optei por adquirir duas caixas quadradas com tampas e rodinhas, feitas de MDF e as revesti em tecido, para me ajudar na organização e dar um toque na decoração. Uma delas, eu usava ao lado da banheira, para apoiar os itens de higiene, e outra ao lado da poltrona de amamentação como mesa de apoio. Posteriormente, passei a usar uma delas para guardar brinquedos e a outra como criado-mudo ao lado da minicama da minha filha.

prateleira-mesa-de-apoio-quarto-bebe

icone-brinquedo

6. Abajur

A iluminação indireta faz uma grande diferença na decoração do quarto do bebê e também auxilia muito no momento em que você precisa amamentar ou atendê-lo durante a noite, evitando que o quarto fique completamente escuro e criando um ambiente agradável com pouca luz. Se você quiser investir em nichos iluminados ou em iluminação com fibra ótica, também fica muito bonito. Confira como ficou lindíssimo o quarto desse príncipe com o teto todo iluminado de estrelas.

iluminacao-quarto-bebe

Espero que essas dicas sejam úteis para você e espero que a chegada do seu pequeno seja da maneira como você sempre sonhou.

Tem mais alguma dica para passar às outras mamães? Deixe nos comentários!

Ah…aproveite para se cadastrar e receber nosso conteúdo por e-mail.

 100% livre de spam