Cimento queimado: o queridinho coringa da decoração

31/05/2018 | Decoração | , , ,

Olá pessoal,

A dica de hoje é sobre um revestimento que pode ser utilizado no chão, na parede, ou até no teto, super versátil, bonito e moderno que vem fazendo muito sucesso na decoração de ambientes: o cimento queimado!

O cimento queimado conquistou os arquitetos e designers de interiores brasileiros, pois além de ser um material neutro tem um  custo super baixo se comparado a outros tipos de acabamentos.

Por causa da sua versatilidade, o cimento queimado pode ser utilizado tanto para decorar qualquer ambiente, desde uma casa de campo, conferindo um aspecto mais rústico na decoração, quanto para criar  um ambiente super sofisticado. É também muito resistente, podendo ser usado em qualquer lugar, pisos e paredes, em áreas internas e externas, desde que seja bem trabalhado por um profissional, para que se evite trincas, fissuras e manchas.

Mas você sabe que é o cimento queimado? Ele é uma mistura de argamassa de cimento, areia e água. A gente diz “queimado”, mas a queima do cimento não está relacionada a chamas ou fogo; queimar quer dizer espalhar o pó de cimento seco sobre a massa ainda molhada.

Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre esse verdadeiro coringa na decoração,  confira algumas fotos que separamos para vocês e inspire-se!

Cimento queimado nos móveis

Móveis de Cimento Queimado

FONTE: vmdesignblogg

FONTE: vmdesignblogg

Você pode utilizar o cimento queimado como alternativa para o granito, inclusive para criar lindos móveis, como nichos e balcões.

Textura do cimento queimado

Parede de cimento queimado

FONTE: Saint-Gobain

Se quiser destacar mais o cimento queimado numa parede pode deixá-lo com a textura mais evidente. Procure um profissional que saiba distribuir bem as “ranhuras” e que tome cuidado na composição da massa para que fique homogênea na tonalidade.

Cimento queimado no teto e em destaque com elementos brancos

Teto com cimento queimado

FONTE: Pinterest

O cimento pode ser utilizado também no teto. No entanto, deve-se ter cuidado para não “pesar” o ambiente. Neste caso, dê preferência para tonalidades mais claras da aplicação. Repare que ao utilizar o cimento queimado no teto e parede, foi dada uma “quebra” com o gesso branco que, inclusive, emoldurou o revestimento no teto. Outra dica é que o cimento queimado combina muito bem com o branco, desde, cortinas, móveis, gesso, nichos e outras paredes. Combina também, muito bem, com madeira, especialmente a de tonalidades mais claras.

Cimento queimado no banheiro

FONTE: Habitíssimo

Usar cimento queimado no banheiro pode deixar este ambiente muito moderno, ainda mais se combinado com elementos de metal e vidro. No entando, cuide para não deixar o chão muito liso, já que é preciso passar resina para proteger o piso da ação da água. Outra vantagem, é que ao fazer as paredes de cimento queimado, você pode economizar no revestimento, como azuleijos e porcelanatos.

Cimento Queimado com Amarelo

FONTE: Casa Vogue

Fonte: Pinterest

Se você busca um ambiente mais moderno, pode tentar a combinação do cimento queimado com elementos amarelos. Pode ser um móvel, uma geladeira, objetos decorativos, quadros ou até mesmo um tapete ou toalha. Busque tonalizades de amarelo claro e forte para contrastar com o cinza que não possui saturação.

Cimento queimado e plantas

Por deixar o ambiente mais rústico e natural, nossa última dica com o cimento queimado é a sugestão de decorar o ambiente com este revestimento usando verde, especialmente plantas de folhagens grandes e rígidas.

E aí, gostou das dicas? Então não deixe de comentar e nos acompanhar pelo Facebook.