Como escolher a cortina certa

16/05/2016 | Decoração

Sabe aquela vontade de transformar o ambiente da nossa casa?

Então, que tal apostar em cortinas novas e diferentes para mudar algum espaço de forma rápida sem precisar mudar de casa ou passar pelas temidas reformas?

Além de decorar lindamente os ambientes, as cortinas têm muitas outras funções como proteção contra o sol e maior privacidade às rotinas do lar.

Mas, escolher uma cortina não é uma tarefa fácil pois muitas são as opções de tecidos e estilos. Então, para não errar acompanhe estas dicas:

1. Funcionalidade

O mais importante é que além da beleza a cortina apresente funcionalidade, por isso, antes de escolher analise as funções da cortina para cada ambiente.

 

Antes de escolher analise as funções da cortina para cada ambiente.

Antes de escolher analise as funções da cortina para cada ambiente.

 

2. Tamanho

O tamanho da cortina faz toda a diferença, por isso, não erre na medida. Cortinas até o chão aparentam alongar o pé direito do cômodo e podem disfarçar o tamanho da janela e da parede. Já as cortinas mais curtas podem deixar o clima mais casual, neste caso, o ideal é que a cortina passe nas laterais e na parte superior e inferior de 15cm a 20cm.

3. Tecido

Na hora de escolher os tecidos e acessórios lembre-se que “menos é mais”, por isso, para ambientes muito coloridos, escolha cortinas mais neutras. Agora se o cômodo tiver paredes claras e o restante da decoração como móveis e tapetes forem neutros também, você pode ousar um pouco e escolher uma cortina colorida ou estampada.

 

Como escolher a cortina certa02

…cômodo tiver paredes claras e o restante da decoração como móveis e tapetes forem neutros também.

4. Luminosidade

Para cômodos como quartos e salas de TV, é interessante fazer uso de blackout ou de tecidos mais pesados e escuros, para controlar a luminosidade do ambiente.

Cortinas ou persianas?

Persianas também podem ser uma boa alternativa às cortinas tradicionais. Neste caso, a regra da medida continua sendo fundamental para dar o charme e a harmonia necessários ao ambiente.
Persianas são práticas e podem ser combinadas com cortinas sem problemas.

Como vocês podem ver, as possibilidades são infinitas. Então, analise bem cada cômodo do seu lar, procure fotos com modelos e opções diferentes na internet e daí use a sua criatividade para fazer uma composição que seja harmoniosa e que valorize o restante dos elementos do seu ambiente.

Espero que essas dicas tenham sido inspiradoras e possam te ajudar a fazer aquela mudança desejada em algum espaço complementando e dando aconchego ao ambiente.
E se você tem alguma outra dica para acertar nesta escolha, compartilhe conosco.

Continue acompanhando o Canal Super Prática e não se esqueça de se inscrever clicando aqui.

Beijos!!!