Como o ambiente pode melhorar o rendimento escolar

1/12/2016 | Decoração, Família, Organização e limpeza

A organização é algo que se aprende, seja na vida adulta ou durante a infância. Portanto, quanto mais cedo ela for ensinada para as crianças melhor. Além de transformá-las em adultos responsáveis e seguros, também permitirá que a criança crie seu próprio método de organização. É bem provável que aquela pessoa que nunca aprendeu a guardar seus brinquedos ou a arrumar a própria mochila escolar, dificilmente saberá ensinar seus filhos. Sendo assim, você deve dar o exemplo, pois as crianças aprendem e repetem comportamentos a partir da observação de seus pais.

Quando falamos da organização da rotina escolar dos filhos ao chegar em casa, você pode enfrentar uma verdadeira guerra se eles não tiverem adquirido o hábito de estudar e de fazer os trabalhos escolares. Procure explicar a importância dos estudos para sua vida e também de fazê-lo com prazer ou, no mínimo, sem sofrimentos.

ambiente-espaco-de-estudo-01

Escolher um ambiente favorável pode te ajudar nesta tarefa, pois só quem tem filhos em idade escolar, sabe como pode ser difícil motivá-los a interromper o momento de brincadeira ou lazer para se dedicarem aos estudos. Se você conseguir envolvê-los na criação deste espaço, suas chances de sucesso aumentam. Deixe eles escolherem alguns elementos para compor esse ambiente. Construa um lugar que eles possam reconhecerem como seus.

O primeiro passo é escolher o espaço da sua casa em que esse ambiente será criado. Pode ser o próprio quarto ou ainda um pedacinho da sala ou do escritório. Você deve escolher um local tranquilo, longe de barulho ou bagunça. Assim como os adultos, eles precisam de silêncio e concentração, por isso mantenha o computador ou a televisão longe ou desligados.

Tão importante quanto definir o local é manter a iluminação apropriada e escolher mesas e cadeiras confortáveis, reguladas de acordo com a altura do seu filho. Se quiser, adquira um gaveteiro para que ele possa organizar a mesa após o término das tarefas, deixando todo o material arrumadinho para o dia seguinte. A iluminação pode ser reforçada com o auxílio de luminárias de mesa.

Permitir que seu filho personalize o ambiente, colando adesivos, fotos ou quadros ajudará a fortalecer o seu sentido de pertencimento, valorizando o espaço e ajudando a manter tudo limpo e em ordem.

Todas essas medidas farão com que o ambiente proporcione maior foco e produtividade nos estudos e, por consequência, melhor rendimento escolar.

Dá uma olhadinha nessas ideias que eu separei para vocês:

canto-para-estudar

quarto-estudo

cantinho-de-estudo-02

Com essas dicas, tenho certeza que você vai criar um cantinho nota 10 para seus filhos estudarem.

Beijos e até a próxima dica superprática!!!