Desenvolva a autonomia dos pequenos com um ambiente montessoriano

24/12/2016 | Decoração, Família

Neste post você vai aprender a montar um espaço na sua casa que seja aconchegante, tranquilo e, ao mesmo tempo, estimule o desenvolvimento dos seus filhos. Lembre-se que o espaço montessoriano ideal é aquele que estimula o aprendizado porque une a liberdade que a criança deve ter com a segurança necessária.

montessori

Se você não tem espaço para fazer um quarto, pode destinar algum outro cantinho da sua casa. Que tal um pedacinho da sala? Tenho certeza que você pode criar espaços lindos e funcionais.

Os ambientes montessorianos podem ser projetados tanto para recém-nascidos quanto para crianças maiores. Não existe certo ou errado. A única exigência é que o ambiente precisa ser organizado de forma a atender as diversas habilidades, limitações e necessidades de cada fase de desenvolvimento. É importante manter todos os objetos, como livros e brinquedos, ao alcance das mãos ou pelo menos dentro do campo visual, para que, através da exploração, os pequenos possam escolher livremente com o que brincar e desenvolver sua autonomia.

O ambiente deve ser composto por poucos móveis. Procure deixar espaço livre para circulação, onde seu filho possa engatinhar ou brincar sem perigo ou obstáculos. Os móveis devem ser proporcionais ao tamanho das crianças, portanto, o melhor é optar por mesas e cadeiras infantis, estantes ou prateleiras baixas, quadros e gravuras fixados na altura do campo de visão.

Você pode optar por substituir o berço por colchão no chão ou camas baixas, para que a criança tenha liberdade de sair quando quiser. Para não apoiar o colchão diretamente no chão, a dica é usar estrado baixinho ou tapetes de E.V.A. Prefira cômodas ou armários baixos para que seus filhos possam escolher suas roupas. Pequenas atitudes como essas permitem que as crianças desenvolvam suas habilidades e competências de acordo com a sua individualidade e no seu ritmo de desenvolvimento.

cama-montessoriana

Um elemento que não pode faltar no ambiente montessoriano é o espelho, de preferência de acrílico. Fixe, inicialmente, na horizontal e quando a criança já conseguir ficar em pé, mude para a posição vertical. Para que ele possa ficar em pé com segurança, instale barras de apoio para ajudá-la a se levantar. O espelho permitirá ao bebê se reconhecer e entender que ele é uma pessoa distinta da mãe.

A decoração montessoriana é minimalista. Isso quer dizer que no ambiente montessoriano “menos sempre é mais”. Não exagere no número de móveis ou na quantidade de brinquedos disponíveis. Você pode deixar parte dos brinquedos guardados para que a criança não enjoe de brincar sempre com as mesmas coisas. O ambiente deve ser pintado e decorado com cores suaves, pois além de ser um espaço de brincadeiras e descobertas, é também um espaço de descanso. Se quiser adicionar um pouco de cor, minha dica é investir em tapetes coloridos ou com desenhos.

A criação de um espaço montessoriano é uma ótima ideia para manter a casa sempre em ordem, pois ao mesmo tempo em que você cria um espaço criativo e divertido, fortalece a autonomia dos seus filhos, envolvendo-os desde cedo na rotina da organização.

E aí, gostou das dicas? Como uma imagem vale mais do que mil palavras dá uma olhadinha nos ambientes que eu separei para vocês.

quarto-montessoriano-criancas

quarto-montessoriano-criancas-2

quarto-montessoriano-criancas-3

quarto-montessoriano-criancas-4

quarto-montessoriano-criancas-5

quarto-montessoriano-criancas-6

quarto-montessoriano-criancas-7

quarto-montessoriano-criancas-8