Cuidados essenciais na organização de remédios

9/12/2016 | Organização e limpeza, Saúde

Olá pessoal!!!

Se você só lembra dos seus remédios e curativos quando está com dor ou febre ou quando se machuca, talvez você precise dedicar mais atenção a sua saúde. Manter os medicamentos guardados e organizados corretamente permite que você controle melhor a validade de cada item e evita o risco de tomar um remédio errado por engano.

Organizador de remédio

Kit de primeiros socorros

Procure também montar um kit de primeiros socorros, especialmente se você tem crianças em casa, pois você nunca sabe quando vai precisar dele, ainda mais naqueles momentos de emergência. Por isso, seja prevenida!

Validade

A primeira coisa que você deve fazer é verificar a validade de cada um dos medicamentos, descartando todos aqueles que estão vencidos ou que você desconhece a validade ou para que servem. Lembre-se que colírios e antibióticos possuem prazo de validade curtíssimo, vale a pena ler a bula. Se estiverem vencidos, descarte-os imediatamente.

Descarte consciente

Procure entregar os remédios vencidos nos locais participantes de programas de coleta de remédios, disponíveis em diversos estabelecimentos espalhados pelas cidades. Caso a sua cidade não possua nenhum local de coleta, procure dissolvê-los ou diluí-los em substâncias não comestíveis, tais como areia de gato ou borra de café antes de descartá-los. Com essa atitude supersimples você evita que eles possam contaminar e poluir o meio ambiente.

Descarte social

Uma atitude bem bacana é doar os remédios que você não vai mais usar para entidades ou associações que reúnem, classificam e redistribuem esses remédios a pessoas cadastradas e sejam portadoras de receita médica. Contudo, para que a doação aconteça com segurança é fundamental que o medicamento esteja dentro do prazo de validade e em ótimo estado de conservação.

Armazenamento

Quando você for guardar e organizar seus medicamentos, lembre-se de não guardá-los em ambientes úmidos (no banheiro por exemplo) ou sujeitos a altas temperaturas, por isso, nada de guardá-los dentro da bolsa, em cima da geladeira ou do micro-ondas. Apenas os remédios que devem ser mantidos refrigerados fogem a regra.

As oscilações de temperatura podem prejudicar na eficácia do medicamento, por isso opte sempre por guardá-los em um local seco, arejado e com pouca luz. Se quiser guardar parte deles no banheiro, os únicos itens autorizados a serem armazenados lá são os materiais para curativos. Assim, guarde-os em caixas, gaveteiros ou organizadores, para que fiquem protegidos da umidade, temperatura e luminosidade. De preferência, coloque a caixa de medicamentos em prateleiras altas, para que não tenha risco de alguma criança ou animal ingerir o medicamento.

Mantenha a ordem

Procure manter os remédios em suas embalagens originais, para que você possa consultar sempre que preciso o vencimento e sua aplicação (bula). Sempre aconselho a manter as receitas médicas em um único local para, em caso de dúvida, você possa saber aonde procurar, contudo se quiser descartá-las não esqueça de escrever a dose recomendada pelo seu médico na caixa.

Uma ideia bem legal, no caso de você preferir descartar as caixas, já que elas ocupam um pouco mais de espaço nos organizadores, é colar a bula na própria embalagem, não esquecendo também de anotar a data de validade e a dose.

Remédios da família

Lembre-se ainda de manter todos os remédios de cada usuário juntos, para que medicações de receitas não fiquem misturadas. Se possível, organize-os em caixas separadas.

Se algum idoso residir com você, ajude-o a se organizar com a medicação. Você pode escrever a dosagem e o horário na própria embalagem, para que fique mais visível. Reforce os horários em que o remédio deve ser tomando fixando uma lista em um local que ele veja com frequência, por exemplo, na geladeira.

Além de deixar sua caixinha de remédios mais organizada, essas dicas são importantes para que não ocorra nenhum acidente.

Se gostou curta nossa página no Facebook.

Um beijo e até a próxima dica superprática!

Salvar