Existe vida (organizada) após a chegada do bebê?!

16/02/2017 | Família, Organização e limpeza

A maternidade é transformadora na vida de uma mulher. Certamente não há outra experiência nessa vida mais difícil do que esta que você está prestes a enfrentar, ou já enfrentou por uma ou mais vezes. Se por um lado ela está acompanhada de inúmeras dificuldades, dúvidas e inseguranças, por outro, ela está recheada de momentos únicos e indescritíveis.

Confira as dicas que podem te ajudar a passar por esse período tão conturbado de uma forma muito mais leve:

Faça o seu ninho

Muitas mulheres, no final da gravidez, possuem o impulso de organizar a casa e deixar tudo limpo e ordem para a chegada do bebê. Esse comportamento desde que feito sem exageros é positivo, pois ao mesmo tempo que promove o vínculo e o apego entre a mãe e o recém-nascido, facilitará muito a sua rotina após a chegada do bebê. Tarefas simples como deixar as roupinhas do bebê lavadas ou o armário organizado, lavar as cortinas da casa, organizar o armário da cozinha, arquivar ou jogar os documentos antigos, podem te ajudar a manter tudo em ordem nos primeiros dias em casa, por isso tente deixar o maior número de coisas organizadas.

Faça seu ninho

Dê um tempo para você mesma

Os primeiros dias em casa podem parecer uma verdadeira loucura. Os cuidados com o bebê e amamentação são desgastantes. Manter a rotina já não parece ser possível. Tenha calma. Você precisará de um tempo para conhecer o seu filho, e isso vale mesmo para as mães que não são de “primeira viagem”, pois cada criança é única. Aos poucos, você conseguirá se organizar dedicando-se ao seu bebê e refazendo a sua rotina diária.

Dê um tempo para você mesma

Aceite ajuda

Se você pode contar com a ajuda de outras pessoas, aceite. Delegue a essas pessoas as funções que você sente segura em compartilhar. Envolva seu companheiro na rotina de cuidados com o bebê, isso fortalecerá o vínculo entre pai e filho e também entre o casal. Se ele tiver a possibilidade de pegar férias para te ajudar, melhor. Vocês podem inclusive revezar as horas de descanso.

Aceite ajuda

Os primeiros trinta dias são bem exaustivos, por mais tranquila que a criança seja, pois ela tem uma rotina própria. Se você está aprendendo a ser mãe ou se já passou por essa experiência, às vezes é preciso desenferrujar. Leve em consideração que você ainda estará sob a influência hormonal, por isso, procure não se estressar tanto em manter a organização e ordem, pois a probabilidade de cair em prantos porque o lixo da cozinha não foi retirado é muito grande. Por isso, se tiver alguém disposto a te auxiliar nas tarefas domésticas, como lavar a louça ou retirar os lixos, aceite.

Guarde os documentos do bebê em um único lugar

Antes mesmo de ir à maternidade e conhecer o rostinho do seu bebê, defina um local aonde ficarão guardados os documentos do bebê, como a carteira de vacinação e eventuais receitas e recomendações médicas. Pode-se usar uma caixa organizadora ou mesmo um caixa de sapatos. Reunindo tudo em um mesmo lugar você evita perdê-los e também saberá aonde procurar toda vez que precisar consultá-los.

Organizador de documentos

Faça estoque

Antes do nascimento do bebê não esqueça de comprar alguns itens a mais do que você já sabe de antemão que vai precisar, como fraldas, lençol de papel, lenço umedecido, itens de higiene, cosméticos, absorventes, etc. O ideal é que você se programe para ter todos esses itens para, pelo menos, duas semanas, sem ter que se preocupar em sair de casa com um bebê.

Abasteça sua despensa e a deixe organizada para que aquela pessoa que for te ajudar nos primeiros dias consiga facilmente encontrar os itens, sem precisar ficar te perguntando a todo momento aonde estão as coisas.

Faça estoque

Ter algumas roupas a mais para você e seu filho ajuda bastante, principalmente se ele se sujar a cada mamada, pois assim você não precisa ficar lavando-as todos os dias. Compre alguns itens básicos a mais e cuidado para não exagerar, pois as crianças deixam as roupas muito rapidamente.

Crie uma nova rotina doméstica

Muitas mulheres, mesmo com a chegada dos filhos, acumulam as tarefas diárias da casa, como lavar, passar, cozinhar, com aquelas tarefas indispensáveis ao cuidado dos filhos, como preparar mamadeiras, trocar fraldas, preparar a refeição, etc.

Se você tem uma pessoa disposta a te ajudar nessas tarefas, ótimo, procure delegar alguns afazeres, contudo, nem sempre isso é possível. Neste caso, é preciso que você se organize um pouco mais, mas não se preocupe, no final você dará conta de tudo!

O segredo é fazer as tarefas com calma e tranquilidade quando se sentir disposta. Não se preocupe se nos primeiros dias você não tiver vontade de fazer nada, é completamente esperado. Certamente estará cansada e muitas vezes com dor, por isso tenha calma e dê um tempo para você mesma. Aos poucos criará sozinha uma nova rotina doméstica.

De início, cuide apenas do que estiver relacionado a você e ao bebê. O restante da casa pode esperar. Lembre-se que você já “fez seu ninho” antes do nascimento do seu filho e que o próximo passo é apenas mantê-lo organizado, o que dá muito menos trabalho!

Manter a casa em ordem mesmo com um bebê é possível, pois existem pequenas tarefas que você consegue desenvolver tranquilamente e que ajudam a manter tudo em ordem. Criar uma rotina doméstica pode ficar muito fácil quando há um pouco de planejamento.

Rotina do bebê

Dicas Superpráticas

Veja aqui algumas dicas que podem te ajudar a começar:

  • abra as janelas da casa, renove o ar do ambiente, deixe o sol entrar;
  • arrume a cama;
  • junte todas as roupas sujas espalhadas e coloque no cesto;
  • separe o que pode ser lavado e coloque na máquina;
  • estenda as tolhas de banho ao sol ou coloque-as na secadora;
  • dê preferência ao aspirador de pó para remover a poeira dos ambientes;
  • retire os lixos do banheiro e da cozinha;
  • lave e seque a louça, limpe o fogão após o uso;
  • procure deixar as mamadeiras e chupetas limpas, esterilizadas e guardadas em recipiente fechado;
  • remova o lixo que contém fraldas sujas;
  • reúna todas as roupas sujas em cestos arejados, pois assim evitará o mau cheiro e o mofo;
  • lave as roupinhas, paninhos de boca e demais itens sempre que possível, assim você não deixa nada acumulado e pode escolher o que quer vestir em seu filho, pois sempre estará tudo limpinho.

Procure fazer essas tarefas domésticas quando seu filho estiver dormindo. Aproveite para curti-lo quando estiver acordado. Estimule-o, brinque, coloque-o para tomar sol ou dê um passeio no parque.

Terminada a organização relacionada ao bebê, chegou a hora de cuidar de você. Aproveite para tomar banho, trocar de roupas, se alimentar adequadamente e descansar. Se você tem ajuda, deixe uns minutos o bebê com esta outra pessoa, ou se preferir, espere o soninho do seu filho para que você faça tudo isso. Com o auxílio de uma babá eletrônica com vídeo você ficará tranquila o tempo todo, pois poderá monitorar o seu pequeno. Se você conseguiu fazer tudo isso em um único dia, ótimo, mas se não conseguiu, relaxe, faça um pouquinho de cada vez!

Curta seu filho

Aproveite cada minuto que com o seu bebê, pois o tempo passa muito rápido.

Curta seu filho

Espero que essas dicas te ajudem a passar por este momento único e maravilhoso, mas super deliciado, de uma maneira calma e prática.