Todo homem é desorganizado? 10 dicas para eles!

17/11/2016 | Organização e limpeza

Todo homem é desorganizado? A resposta é não. Homens e mulheres podem ser naturalmente organizados ou não, mas se criou a ideia de que os homens são desorganizados e as mulheres gostam de tudo em seu lugar. Assim como existem mulheres que são acumuladoras dos mais diversos itens existem homens extremamente organizados e metódicos com os seus pertences.

Agora se você é um homem que faz parte do “time da bagunça”, porque acredita que não faz mal as suas coisas ficarem espalhadas pela casa toda, e convive com uma pessoa que é pelo menos um pouco organizada, os conflitos inevitavelmente vão surgir.

Então, se você precisa de uma ajuda extra quando o assunto é organização, o post de hoje vai ter dar dicas práticas para que você consiga colocar e manter tudo em ordem, de forma rápida e sem estresse.

Tão importante quanto organizar, é encontrar o tempo necessário dentro da sua rotina diária para manter todas as coisas em seu lugar, para que o seu espaço não vire um verdadeiro caos. Entenda que a organização é uma necessidade, não é luxo ou frescura. Sem falar que ao se livrar da bagunça você eliminará cerca de 40% do trabalho doméstico do ambiente, pois você terá menos itens para organizar, menos roupas para lavar, e só precisará ter o cuidado de manter a organização que foi feita.

Antes de começarmos com as dicas de tarefas para organizar a rotina doméstica, vamos falar um pouco do momento em que você chega em casa. Se ao chegar você nunca sabe aonde deixou a sua carteira e as suas chaves ou ainda se coloca cada uma dessas coisas em lugar diferente, provavelmente na hora em que você precisar encontrá-los você não vai se lembrar o lugar em que os “guardou”.

Uma sugestão bem bacana que pode te ajudar a localizar rapidamente seus pertences de uso diário tais como celular, chaves, óculos, carteira, pen drive, é manter perto da porta de entrada um organizador aonde você colocará tudo isso no momento em que chegar em casa. A ideia é centralizar tudo em um único lugar.

ideias-organizacao

Coloque essa ideia em prática hoje mesmo. Para isso você pode utilizar caixinhas, organizadores de talheres, pequenas bandejas etc. Seja criativo!!!

Lembre-se também que quando o assunto é organização, nenhum dos moradores precisa fazer tudo sozinho. Faça um cronograma das atividades domésticas e dividi-as entre os moradores. Se você é casado, que tal dividir com a sua esposa as tarefas da casa? Vocês podem inclusive fazê-las junto, fortalecendo o relacionamento e apoiando-se mutuamente. Portanto, considere pedir ajuda de outras pessoas ou ainda contratar o serviço de limpeza, pelo menos uma vez por semana.

Eu sei que a rotina diária pode ser bem desgastante, no entanto, existem tarefas muito rápidas e simples que produzem um grande resultado quando o assunto é limpeza e organização. Vamos começar?!

* Não acumule objetos inúteis: é muito simples de entender essa dica: quanto mais coisas você tiver, menos espaço você terá para guardá-las e mais bagunça você terá. Jogue fora jornais e revistas velhos, frascos vazios, medicamentos vencidos, documentos antigos etc. Não deixe que sua casa seja um depósito.

organizacao-homens-01

* Abra as janelas e deixe o sol e o ar entrarem: você renova o ar e evita que o ambiente fique escuro e úmido, condições ideais para o aparecimento do mofo em paredes ou azulejos. Com isso você evita a pintura frequente dos ambientes sem falar que dá muito menos trabalho em manter limpa as áreas úmidas.

* Passe aspirador de pó: aspire tapetes, estofados, abajur, pelo menos uma vez por semana. O aspirador de pó é um ótimo aliado principalmente para as pessoas alérgicas, pois você remove a poeira, pelos de animais, sem espalhá-los pela casa toda.

homem-aspirador-de-po

* Coloque a roupa suja em cestos arejados: você evitará que tudo fique espalhado pela e também o mau cheiro e o mofo nas roupas.

cestos-arejados

* Organize a lavagem das roupas: lave as roupas com frequência, pelo menos uma vez por semana, evitando que acumulem e você não encontre nada para usar quando precisar.

homem-lavando-roupa

* Pendure as tolhas molhadas: procure estender as toalhas usadas para que sequem naturalmente no sol e no vento ou utilize a secadora de roupas. Com essa pequena atitude você evita o mau cheiro e o mofo nas toalhas. Jamais coloque as toalhas molhadas sobre o colchão, pois isso aumentará o número de fungos e bactérias que naturalmente já estão no colchão.

toalha-sobre-cama

* Troque a roupa de cama e as tolhas com frequência: os lençóis e toalhas de banho devem ser trocados uma vez por semana, assim, você evitará a proliferação de ácaros que ficam sob o colchão que podem causar problemas respiratórios.

* Lave os cobertores, travesseiros e edredons: quando chegar o verão aproveite para lavar edredons e cobertores. Eles precisam ser higienizados duas vezes ao ano para evitar alergias e doenças respiratórias causadas pelo acúmulo de ácaros e bactérias. Você sabia que os travesseiros tem prazo de validade? Eles devem ser trocados a dois ou três anos. Fique atento!

* Lave, seque e guarde as louças após o uso: louça suja acumulada na pia ou dentro de máquina de lavar, especialmente se estiver com restos de comida, deixa um cheiro desagradável na cozinha. Procure lavar os utensílios após o uso. Não se esqueça que a máquina de lavar também deve ser limpa regulamente.

homem-lavando-louca

* Recolha o lixo da cozinha e do banheiro diariamente: jogar o lixo fora evitará o mau cheiro do ambiente. É uma tarefa super-rápida de fazer.

Viu como é simples…rsrs…Enquanto ainda não inventarem um aplicativo que resolva essas questões ‘organizatórias’ continue seguindo essas e outras dicas do canal SuperPrática.

robo-organizador

PS: Mas que seria legal um robozinho desses seria, né?