Coco seco : Alimentação saudável

30/05/2016 | Receitas

Oi gente,

Vocês gostam de coco fresco mas quase não consomem porque acham difícil abrir?

Bom, eu adoro e tinha esta dificuldade também. Mas depois que aprendi uma técnica superfácil para abrir eu tenho usado muito aqui em casa para fazer leite de coco, coco ralado fresco para sobremesas, vitaminas ou até para comer em pedaços mesmo.

Vocês sabem que o coco faz super bem para a saúde porque tem fibras e ainda possui as famosas “gorduras boas” para o correto funcionamento do nosso organismo?
Alimentação saudável - Coco seco-02

Vejam alguns dos benefícios do coco seco:

  • Ajuda no emagrecimento
  • É antioxidante
  • Ajuda na obtenção de massa magra
  • Hidrata
  • Ajuda na saúde da pele
  • Faz bem ao coração
  • Ajuda na digestão
  • Regula a pressão do sangue

Então, antes de abrir o coco você precisa retirar a água por um daqueles três “olhinhos” que ele tem numa das extremidades. Um deles sempre é mais fácil de furar. Para isto, você pode usar um saca-rolhas.

Agora, eu recomendo escolher uma destas duas formas para abrir o coco:

1) Apoie o coco sob uma superfície e com um martelo dê batidas a medida que vai girando, até que se abra completamente. Utilize uma faca para remover a polpa cortando do topo da polpa até a casca e virando um pouquinho a faca para que os pedaços vão se soltando.

2) Outro método para abrir o coco é colocar o fruto direto na grade do forno preaquecido a 200ºC por 15 minutos. Depois, virar o coco e deixar por mais uns 10 minutos. Daí você vai perceber que ele vai rachar (você vai ouvir o barulho). Então, é só tirar do forno com cuidado para não se queimar e, ainda morno, arrancar a casca externa (grossa). Muitas vezes, essa casca já sai sozinha, mas se não sair utilize uma faquinha para ajudar a desprender.

Se você não gostar daquela casquinha fininha escura que fica aderida ao fruto, você pode usar um descascador de legumes para remover.

Você também pode congelar os pedaços do coco descascado e, quando precisar, é só retirar do freezer e ele estará prontinho para ser utilizado.

Espero que estas dicas encorajem vocês a consumir mais coco, que além de delicioso é muito nutritivo. Em breve publicarei aqui no blog Super Prática uma receita que leva coco seco para que você possa aproveitar ainda mais.

Beijos!