Como organizar sua mala de viagem

7/11/2016 | Organização e limpeza, Viagem

Viajar e conhecer novos lugares e culturas ou ir para aquele lugar especial que te permite descansar e renovar as energias é, sem dúvida, uma das melhores coisas da vida. Você terá a oportunidade de fazer novos amigos, se tornará uma pessoa mais independente, confiante e, com certeza, mais feliz. Até mesmo as viagens a trabalho podem ser gratificantes, afinal você nunca sabe o que o destino pode reservar para você. Por isso, tente aproveitar ao máximo!

como-arrumar-mala-de-viagem-01

O planejamento do que levar em viagens de férias ou de negócios evita inúmeros inconvenientes e reduz o estresse no momento da organização da mala de viagem. Não deixe para arrumá-la em cima da hora, pois o risco de esquecer alguma coisa é muito grande. Para não esquecer de nada, o ideal é que você anote tudo o que precisará levar em uma lista. Você pode escrevê-la em um papel ou optar por utilizar aplicativos que auxiliam o usuário a não esquecer nada. Anote tudo o que for lembrando, mesmo que depois você decida não levar esses itens, pois é melhor “esquecê-los” em casa por opção do que por distração. Mantenha essa lista sempre a mão, assim você pode incluir itens na medida em que vierem à cabeça.

O que se deve levar na mala de viagem é muito pessoal, pois depende de muitos fatores como, por exemplo, se você está viajando de férias ou a trabalho; se você vai de ônibus ou avião; se você vai para uma praia ou esquiar; se viaja ou não com filhos. Independentemente desses fatores, tenho certeza que você vai encontrar aqui várias dicas que vão te ajudar a se organizar melhor.

Dicas para organizar sua mala de viagem

  • Com que mala eu vou? Adquira uma boa mala de viagem, do material de sua preferência, e não esqueça de identificá-la e protegê-la adequadamente. Você pode optar por capas de proteção ou utilizar o serviço de envelopamento que existe nos aeroportos. Para viagens mais longas, opte por malas retangulares e de rodinhas; para aquelas mais curtas, uma mala pequena é a melhor escolha.

como-arrumar-mala-de-viagem-02

  • Número de malas: O ideal é que cada viajante tenha a sua própria mala, inclusive as crianças. Leve em consideração que cada criança possui necessidades específicas conforme a idade. Caso viaje com mais de uma criança, você pode optar por levar uma única mala e dividir entre elas, com isso você evita o transporte de mais de uma mala de viagem, o que facilita muito na hora de se deslocar.

como-arrumar-mala-de-viagem-03

  • Bagagem de mão: As malas de mão são itens indispensáveis quando o assunto é viajar. Quando a viagem é curta podem perfeitamente substituir as malas médias e grandes, principalmente para quem viaja a trabalho. Para as viagens mais longas, além da mala tradicional, você pode utilizá-la para acomodar um grande número de objetos, como documentos, pertences de valores, remédios, carteira de vacinação, casaco, itens de higiene, roupas etc.

como-arrumar-mala-de-viagem-04

  • O que levar? Quando o assunto é roupas e sapatos a questão pode se tornar um pouco mais complicada, pois tudo parecer ser essencial. Opte por peças básicas, de cores neutras. Por exemplo, leve uma calça jeans para cada três blusas. Por mais longa que a viagem seja, leve roupas para aproximadamente quinze dias. A mesma coisa vale para os sapatos, opte pelos básicos e confortáveis. Tente limitar a no máximo três pares de calçados. Caso tenha algum evento mais sofisticado, decida antes a roupa e o sapato que usará, evitando inúmeros itens desnecessários. Se estiver frio, escolha apenas um casaco para levar, de cor neutra. Antes de colocar tudo na mala, coloque todos os itens sobre a cama e reavalie a necessidade de cada um deles para depois guardá-los.

como-arrumar-mala-de-viagem-05

  • Separando os itens: Acomode os sapatos dentro de toucas de banho ou saquinhos de TNT, com isso você evita que os mesmos, por acidente, possam manchar as roupas. Uma ótima dica é acomodar objetos frágeis como frascos de perfume dentro dos calçados.

como-arrumar-mala-de-viagem-06

  • Roupas íntimas: As roupas íntimas também devem dobradas e guardadas em organizadores ou mesmo em saquinhos de TNT. Assim, você conseguirá acomodá-las melhor nos espaços que sobrarem nos cantos das malas.

como-arrumar-mala-de-viagem-07

  • Kits: Adquira um kit frascos para viagem, pois assim você leva apenas o necessário de produtos como shampoo, cremes para cabelo etc. Não esqueça que você sempre poderá comprar esses itens no seu local de destino, limitando a quantidade e peso da bagagem. Versões miniaturas de perfumes e cosméticos são ótimas escolhas para qualquer viagem.

como-arrumar-mala-de-viagem-08

  • Remédios: Retire os remédios das caixinhas, armazene-os adequadamente dentro de frasqueiras ou outro item organizador, dessa forma você leva apenas o necessário.

como-arrumar-mala-de-viagem-09

  • Toalhas e roupa de cama: Verifique a necessidade de levar toalhas, roupas de cama, pois são itens que ocupam muito espaço na mala. Se precisar levá-las, a dica é colocá-las no fundo da mala, embaixo das roupas. Nestes casos, vale a pena investir em organizadores a vácuo para economizar espaço.
  • Vai levar guarda-chuva? É serio? Opte por levar capas de chuvas, elas são muito leves e quase não ocupam espaço. Sem falar que existem modelos super fashion. Os trench coat (capa de tecido impermeável) também são ótimas opções.

como-arrumar-mala-de-viagem-10

  • Enrolando: Enrole as peças de roupa ao invés de dobrá-las. Assim, você evitará que elas amassem e otimizará o espaço em sua mala.

como-arrumar-mala-de-viagem-11

  • Roupas delicadas: As roupas delicadas devem ser organizadas por cima das demais, de preferência com poucas dobras. Dessa maneira você evitará que elas amassem e formem vincos.
  • Reduzindo o volume: Os sacos organizadores a vácuo podem fazer você ocupar até cinco vezes menos espaço na sua mala, mas cuidado com o excesso de bagagem, pois com mais espaço você poderá levar mais coisas. Existem organizadores a vácuo que exigem um aspirador de pó e outros que apenas requerem a compressão manual.

como-arrumar-mala-de-viagem-12